Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

Solicitação de reversão de cota pensão

Descrição

Esta solicitação se aplica ao pensionista habilitado que deseja solicitar o cancelamento da reserva de cota de um pensionista não habilitado, do mesmo grupo familiar, o qual não poderá requerer o benefício pensão por morte, pela perda da condição de requerente de pensão. Obrigatório informar o motivo e apresentar os documentos que justifiquem a solicitação.

Essa perda da condição de requerente poderá ser, por exemplo, pelos seguintes motivos:

  • Indeferimento de processo de habilitação de pensão
  • Óbito
  • Matrimônio
  • Separação, divórcio ou dissolução de união estável

Após o cancelamento da cota pensão, ocorrerá a reversão da cota para os demais pensionistas do grupo familiar, incluindo para os pensionistas não habilitados com reserva de cota.

Essa solicitação não se aplica para solicitar a reversão de cota em virtude do óbito de pensionista, pois ela se dará automaticamente após o registro do óbito no sistema. Clique aqui e acesse as informações de como proceder para comunicar o óbito de pensionista.

Etapas para realização do serviço

Por e-mail:
Enviar os documentos necessários (digitalizados, em formato PDF, tamanho máximo de 10MB por e-mail) para o e-mail atendimento-pensao@ipe.rs.gov.br, informando no assunto do e-mail "Solicitação de reversão de cota pensão".

Documentos Necessários

Caso a solicitação seja realizada por representante legal, deverá ser entregue também a seguinte documentação:

  • Procuração pública ou particular (original ou cópia autenticada) com firma reconhecida em cartório por autenticidade com poderes específicos para representação junto ao IPE Prev
  • RG e do CPF do representante legal

IPE Prev