Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

IPE Prev divulga Planejamento Estratégico 2020-2023

Publicação:

24143921 22403 GDO
-

Durante o primeiro semestre de 2020 ocorreu a elaboração do Plano Estratégico do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul, com vistas a estabelecer novo ciclo de planejamento para o período de 2020 a 2023. 

A formulação do documento foi dirigida pela Presidência do Instituto e ensejou a participação de todo o corpo de Diretores, Chefia de gabinete e servidores da Assessoria de Comunicação, que definiram um conjunto de objetivos, indicadores e iniciativas necessários ao cumprimento da missão e ao alcance da visão do IPE Prev para os próximos anos.

No processo de planejamento estratégico do IPE Prev, foram analisados os cenários demográfico, sociocultural, econômico, tecnológico, político-legal e ecológico no macroambiente previdenciário, a fim de identificar os eventos e variáveis externos que possam influenciar nas tomadas de decisões e no alcance dos objetivos definidos posteriormente. Além disso, foram revistos e alinhados o negócio estratégico, a missão e os valores do Instituto.

A Missão representa a razão da existência da instituição. A partir da missão, foi estabelecida a Visão do IPE Prev, “ser uma instituição de excelência na gestão previdenciária em Regime Próprio de Previdência Social”.

Utilizando o método Balanced Scorecard, a visão foi decomposta em um conjunto de Objetivos estratégicos, sendo eles: 1) Cumprir as obrigações previdenciárias, almejando o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS/RS; 2) Modernizar a gestão e os serviços previdenciários; e 3) Valorizar e qualificar os servidores e o Instituto.

Como instrumento para medição da consecução dos objetivos, foram definidos os Indicadores de Desempenho com suas respectivas metas, contemplando todas as políticas públicas e estratégias definidas. Esse conjunto de informações apresentadas forma o Mapa Estratégico do IPE Prev.

Mapa Estrategico 2020 2023 pdf
-

O novo mapa estratégico 2020-2023,constitui-se no guia que vai nortear as ações e estratégias do IPE Prev nos próximos anos. 

Para o Presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, “com o Planejamento Estratégico construímos um plano com objetivos, metas e ações que tornarão o IPE Prev cada vez mais especializado para cumprir sua missão e com a visão de futuro de tornar-se uma instituição de excelência na gestão previdenciária em Regime Próprio de Previdência Social.”.

Acesse o Planejamento Estratégico 2020 a 2023 no link http://ipeprev.rs.gov.br/planejamento-estrategico


Texto: Ascom IPE Prev

IPE Prev